sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Os retrógados

Há coisas que me irritam solenemente e preconceitos são uma delas.

Sinónimo da mediocridade e tacanhez do Ser Humano, as ideias pré-concebidas sobre o que quer que seja mais não revelam do que a falta de abertura de espírito e inteligência para tentar perceber o que realmente existe por trás das coisas.

Nesta sociedade retrógada em que vivemos, não é difícil de ainda encontrar muitas ideias que deviam ter "morrido" nos tempos dos Afonsinhos, ideias tão absurdas e surrealistas que na maior parte das vezes até parecem saídas de um filme trágico-comico.

O Sexo Forte

Este será se calhar um dos conceitos mais disparatado que existe nos dias de hoje. A diferença entre as capacidades e qualidades dos Homens e das Mulheres é agora tão ténue (se existente) que este conceito deveria ser abolido. Numa época em que a Mulher tem uma preponderância cada vez maior na sociedade, tendo deixado há muito de se limitar a esse importante papel de Organizadora Familiar, a razão dita que que lhe reconheçamos igualmente as restantes capacidades - Profissional, Independente, igualmente (quando não maior) responsável pela subsistência da Família, entre outras. Até porque para mim tenho uma ideia - Elas mandam no que querem, nós mandamos no que Elas nos deixam.

Ao redor deste conceito costuma andar um outro que a mim, particularmente, me perturba:

A relação "próxima" entre 2 pessoas de sexos opostos tem apenas uma razão de ser - SEXO.

Mas como é que ainda há tanta alminha que não consegue perceber que antes de tudo, Homens e Mulheres são seres racionais, capazes de partilhar ideias, experiências e até sentimentos sem que isso implique absolutamente mais nada?
Aqui já me apercebi que o preconceito é transversal aos dois sexos. Os Gajos acham que muita conversa é sinónimo de engate premente, as Gajas acham que os Gajos não pensam em mais nada.

Pouco se aprende e muito se perde com estes preconceitos. Pode ser que um dia as coisas mudem, afinal de contas a esperança é a última coisa a morrer.

Para mim, perdoem-me a ideia que agora concebo, sexo forte é sinónimo de sexo com entusiasmo.

E estou farto dos Gajos e das Gajas.

Sem comentários:

Enviar um comentário